
Geografia dos Camarões
Sobre este escolas selecção Wikipedia
Crianças SOS feita esta seleção Wikipedia ao lado de outras escolas recursos . Crianças SOS é a maior doação de caridade do mundo órfãos e crianças abandonadas a chance da vida familiar.


No 183.568 sq mi (475,440 km 2), Camarões é o país 53-o maior do mundo. É comparável em tamanho a Papua Nova Guiné , e um pouco maior do que o Estado americano de Califórnia . Landmass dos Camarões é 181.252 sq mi (469,440 km 2), com 2,317 sq mi (6,000 km 2) de água.
O país está localizado na África Central e Ocidental, na fronteira com a baía de Biafra, entre a Guiné Equatorial e Nigéria.
Camarões é muitas vezes descrito como "África em miniatura" porque exibe todos os principais climas e vegetação do continente: montanhas, deserto, floresta tropical, pastagem savana, e oceano litorâneos. Camarões pode ser dividido em cinco zonas geográficas. Estes são distinguidos por dominante física, climática, e as características vegetativas.
Regiões naturais




Planície costeira dos Camarões se estende de 10 a 50 milhas (16,1-80,5 quilômetros) para o interior da Golfo da Guiné (parte do Oceano Atlântico) para a borda de um platô. No primeiro estado ocidental, no entanto, a massa de Monte Camarões atinge quase até o mar. A planície é densamente florestada, incluindo áreas de Mangues da África Central, especialmente em torno de Douala e no estuário do Cross River, na fronteira com a Nigéria .
A baixa Camarões do Sul Planalto, subindo da planície costeira e dominada por floresta tropical, tem uma altitude média de 1.500 a 2.000 pé (457-610 m). É menos úmido do que a costa.
Nos Camarões ocidental é uma cadeia irregular de montanhas, colinas e planaltos que se estendem a partir de Mt. Camarões quase ao Lago Chade na ponta do norte do país. Esta região inclui o Bamenda, Bamileke, e Highlands Mambilla. Ele também contém alguns dos solos mais férteis do país, nomeadamente em torno vulcânica Mt. Camarões. Esta área de floresta tropical foi categorizado pela World Wildlife Fund como o Florestas camaronesas Highlands ecorregião com Monte Camarões considerada separadamente porque, como um vulcão ativo que tem um ambiente distinto das outras montanhas.
Do planalto sul florestada a terra sobe para o norte para a gramínea, acidentado Adamaoua (Adamawa) highlands. Alongamento em Camarões a partir da área de montanha ocidental, a Adamaoua forma uma barreira entre o norte eo sul. Sua altitude média é 3.400 pés (1.036 m).
O norte savanna planície se estende desde a borda da Adamaoua ao Lago Chade. Sua vegetação característica é mato e grama. Esta é a região de precipitação escasso e altas temperaturas medianas foi incluído como parte do Ecorregião savana sudanesa Médio.


Clima
O clima varia com o terreno, desde tropical ao longo da costa para semi-árido e quente no norte. Extremamente quente e úmido, a faixa costeira inclui alguns dos lugares mais úmidos do planeta. Por exemplo, Debundscha, na base de Mt. Camarões, tem uma precipitação média anual de 405 polegadas (10,287 milímetros).
Rivers
O país tem quatro padrões de drenagem. No Sul, os principais rios-o Wouri, Sanaga, Nyong, e Ntem-correntes para sudoeste para oeste ou diretamente no Golfo da Guiné . O Dja e Kadéï, no entanto, drenar o sudeste para o rio Congo . No norte de Camarões, Bénoué River (Benue) corre para o norte e oeste, eventualmente, para o Níger, enquanto o Rio Logone fluxos em direção ao norte do Lago Chade .
Apenas parte do Lago Chade está dentro de Camarões. O resto pertence a República do Tchad , Nigéria e Níger. O lago varia de tamanho de acordo com precipitação sazonal.
Algumas das fronteiras dos Camarões siga rios, incluindo o Rio Aïna e Rio Ntem.
Dados
Localização: Western África , na fronteira com o Baía de Biafra, entre Guiné Equatorial e Nigéria
Coordenadas geográficas: 6 ° N 12 ° E
Referências de mapa: África
Área:
total: 475.440 km²
terra: 472.710 km²
água: 2.730 km²
Área - comparativo: ligeiramente maior do que Califórnia
Fronteiras terrestres:
total: 4,591 km
países fronteiriços: República Centro-Africano 797 km, Chad 1094 km, República do Congo 523 km, Guiné Equatorial 189 km, Gabão 298 km, Nigéria 1690 km
Litoral: 402 km
Reivindicações marítimas:
mar territorial: 50 nmi (92,6 km; 57,5 mi)
Terreno: diversificada, com costeira planície no sudoeste, dissecados platô no centro, montanhas no oeste, planícies do norte
Extremos de elevação:
ponto mais baixo: Oceano Atlântico 0 m
ponto mais alto: Fako (no. Mt. Cameroon ) 4.095 m
Recursos naturais: petróleo , bauxite, minério de ferro, madeira, energia hidrelétrica
Uso da terra:
terra arável: 12,54%
culturas permanentes: 2,52%
outros: 84,94% (2005)
Regadio: 260 km² (2003)


Total de recursos renováveis de água: 285,5 km³ (2003)
Retirada de água doce (nacional / industrial / agrícola):
Total: 0,99 km³ / ano (18% / 8% / 74%)
per capita: 61 m³ / ano (2000)
Perigos naturais: Recentes erupções límnicos com liberação de dióxido de carbono :
- de Lago Monoun, 15 de agosto de 1984, matando 37
- do Lago Nyos , 21 de agosto de 1986, matando tantos quantos 1800
Meio ambiente - questões atuais: doenças transmitidas pela água são predominantes; desmatamento; sobrepastoreio; desertificação; a caça furtiva; sobrepesca
Ambiente - acordos internacionais:
partido a: Biodiversity , Alterações Climáticas, Desertificação, Via de extinção, Direito do Mar, Ozono Protecção Layer, Madeira tropical 83, Madeiras Tropicais 94
assinado, mas não ratificado: Proibição de Testes Nucleares
Geografia - nota: por vezes referido como a dobradiça da África; em todo o país existem áreas de nascentes termais e indícios de atividade vulcânica atual ou anterior; Monte Camarões, a montanha mais alta no oeste África Subsaariana, é um vulcão ativo