Conteúdo verificado

Mary Somerville

Assuntos Relacionados: Escritores e críticos

Fundo para as escolas Wikipédia

Este conteúdo da Wikipedia foi escolhida pela SOS Children para adequação nas escolas de todo o mundo. SOS mães cada um cuidar de uma família de crianças apadrinhadas .

Mary Somerville

Mary Somerville ( 26 de dezembro de 1780 - 28 de novembro de 1872 ) foi um escocês escritor de ciência e polímata, numa altura em que participação das mulheres na ciência estava desanimado.

Ela era filha do almirante Sir William George Fairfax, e nasceu no mansão de Jedburgh, no Borders, a casa da irmã de sua mãe, esposa do Dr. Thomas Somerville (1741-1830), autor de My Own Life and Times. Em 1804 ela se casou com seu primo distante, o russo Cônsul em Londres, Capitão Samuel Greig, filho do almirante Samuel Greig. Eles tiveram dois filhos antes de Greig morreu em 1807, um dos quais, Woronzow Greig tornou-se um advogado e cientista.

Após a morte de seu marido a herança deu-lhe a liberdade para perseguir interesses intelectuais. Em 1812 ela se casou com um outro primo, o Dr. William Somerville (1771-1860), inspector do Army Medical Board, que incentivou e muito auxiliado ela no estudo das ciências físicas. Eles tiveram mais quatro filhos. Após seu casamento, ela fez o conhecimento dos homens de ciência mais eminentes da época, entre os quais seu talento tinha atraído a atenção antes que ela tinha adquirido fama geral, Laplace pagando-lhe o elogio de afirmando que ela era a única pessoa que entendia suas obras. Ela estudou matemática e astronomia , e se tornou o segundo cientista mulher a receber o reconhecimento no Reino Unido depois Caroline Herschel.

Tendo sido solicitado pelo Lord Brougham de traduzir para o Sociedade para a difusão do conhecimento útil a Mecânica Celeste de Laplace, ela popularizou bastante a sua forma, e sua publicação em 1831, sob o título de O Mecanismo dos Céus, de uma só vez a tornou famosa. Seus outros trabalhos são a conexão das ciências físicas (1834), Geografia Física (1848), e Molecular e microscópica Ciência (1869). Em 1835, ela e Caroline Herschel tornou-se a primeira mulher membros do Royal Astronomical Society. Em 1838, ela e seu marido foi para a Itália , onde passou grande parte do resto de sua vida.

Grande parte da popularidade de seus escritos foi devido ao seu estilo claro e nítido eo entusiasmo subjacente para seu assunto que lhes permeava. Em 1835 ela recebeu uma pensão de £ 300 do governo. Ela morreu em Nápoles, em 28 de novembro de 1872 , e está enterrado no Cemitério Inglês lá. No ano seguinte, apareceu-lhe autobiográfico lembranças pessoais, que consiste em reminiscências escritas durante sua velhice, e de grande interesse tanto para o que eles revelam de seu próprio caráter e vida e os vislumbres elas comportam da sociedade literária e científica dos tempos idos.

Somerville College, Oxford, foi nomeado após Mary Somerville. O termo " cientista "foi cunhado pela primeira vez por William Whewell em uma avaliação de 1834 Somerville, On the Connexion das Ciências. Sommerville House, Burntisland é nomeado após ela. Ela morava no prédio há um pouco de sua vida.

Somerville Island (54 ° 44'N 130 ° 17'W) fora British Columbia, perto da fronteira com Alaska foi nomeado após ela por Sir William Edward Parry.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Mary_Somerville&oldid=226984303 "