Conteúdo verificado

Aarhus

Assuntos Relacionados: Geografia Europeia

Você sabia ...

Crianças SOS, que corre cerca de 200 sos escolas no mundo em desenvolvimento, organizado esta selecção. Uma boa maneira de ajudar outras crianças é por patrocinar uma criança

Aarhus
Vista aérea de Aarhus City Centre & South Harbour
Aarhus situa-se na Dinamarca
Aarhus
Localização na Dinamarca
Coordenadas: 56 ° 09'N 10 ° 13'E
País Dinamarca
Região Dinamarca Central (Midtjylland)
Municipalidade Aarhus
Área
• Urban 91 km 2 (35 sq mi)
• Metro 9,997 km 2 (3860 sq mi)
Municipal 468 km 2 (181 sq mi)
Elevação 0 m (0 pés)
População (2011)
Urbano 252107
• densidade urbana 2.669 / km 2 (6.910 / sq mi)
Metro 1.245.046 (17 municípios East Jutland área metropolitana)
• densidade Metro 124 / km 2 (320 / sq mi)
• Municipal 319094
• Densidade Municipal 681 / km 2 (1.760 / sq mi)
Fuso horário Central Europe Time ( UTC + 1)
Código postal 8000, 8200, 8210
Código (s) área (45) 8
Site Website oficial

Aarhus ou Århus (pronunciação dinamarquesa: [Ɒːhuːˀs]) é a segunda maior cidade da Dinamarca . O diretor da escola porto de Dinamarca , Aarhus está no lado leste da península de Jutland no centro geográfico da Dinamarca. Aarhus é a sede do conselho de Aarhus município com 319.094 habitantes e 252.213 (01 de janeiro de 2013) na área urbana interior. De acordo com o município de Aarhus, a área de "Maior Aarhus" tem uma população de cerca de 1,25 milhões de pessoas. A cidade reivindica o título não-oficial "capital de Jutland".

Aarhus é o principal e maior cidade do East Jutland área metropolitana ( Dinamarquês: Byregion Østjylland), que é uma co-operação no leste Jutland com 17 municípios. Com mais de 1,2 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de East Jutland que representa aproximadamente 23% da população da Dinamarca. Aarhus tem a segunda maior área urbana na Dinamarca depois de Copenhague .

Nome

Catedral de Aarhus; reconstruído para seu tamanho atual em 1500, com a mais longa nave na Dinamarca

A cidade foi mencionada pela primeira vez por Adam de Bremen, que afirmou que "Reginbrand, bispo da igreja de Aarhus (Harusa)" participou de uma reunião da igreja na cidade de Ingelheim na Alemanha .

Durante os Idade Média , a cidade foi chamado de Arus, e nas crônicas islandesa, ele era conhecido como aross. É um composto de duas palavras ār, genitivo de um ("rio", um dinamarquês Modern) e OSS ("boca", Munding dinamarquês Modern, em Modern islandês esta palavra ainda é usada para "delta do rio"). O nome origina de localização da cidade em torno da foz da ribeira Aarhus Å (Inglês: Rio Aarhus), um ser a palavra dinamarquesa para um pequeno rio.

Através do desenvolvimento de som regular, Medieval Arus dinamarquês tornou-se Aars ou Oes, uma forma que persistiu nos dialetos das paróquias circunvizinhas até o século 20. Em 1406, tornou-se predominante em Aarhus as fontes escritas e, gradualmente, se tornou a norma no século 17. Aarhus é provavelmente uma remodelação após os inúmeros nomes de lugares Baixo alemão em -husen, possivelmente como resultado da influência dos comerciantes alemães.

Aarhus / ortografia Århus

Com o Reforma ortográfica dinamarquesa de 1948 Aa foi alterado para um. Algumas cidades dinamarquesas resistiu a nova ortografia de seus nomes, nomeadamente Aalborg e Aabenraa. Contrariamente, Århus conselho da cidade abraçou explicitamente a nova ortografia, pensado para reforçar uma imagem de progressividade.

Em 2010, a maioria do conselho da cidade votou para uma mudança de nome de Århus volta para Aarhus, ea renomeação entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2011. O prefeito na época Nicolai Wammen argumentou que a grafia Aa iria reforçar o perfil internacional da cidade, ajudar a iniciativa privada e torná-lo mais fácil de acessar Aarhus na internet. A ortografia Aarhus tem, no entanto, sempre teve algum uso em linguagens não-escandinavos. Existe uma oposição considerável à ortografia Aa e de acordo com uma sondagem maio 2011 59,8% dos habitantes da cidade preferiu a ortografia Å.

Embora o nome de muitos sinais e outros meios físicos ainda lê Århus, sites oficiais informativos têm efetivamente alteradas as ocorrências de Århus para Aarhus. Além disso, certos nomes geograficamente afiliadas foram atualizados para refletir o nome da cidade. Um exemplo é a Rio de Aarhus para o qual o nome dinamarquês foi alterada de Århus Å para Aarhus Å. No entanto, em dinamarquês é sempre correta de escrever nomes geográficos com a letra A, enquanto que os conselhos locais desde 1984 foram autorizados a usar a grafia Aa como uma opção alternativa. Quando uma autoridade local decide então, a maioria dos jornais e as instituições do Estado vai voltar a adoptar a ortografia Aa pré-1948 ea ortografia Å, na prática, tornar-se segunda-lugar. No entanto, as autoridades oficiais são o Dinamarquês Comissão Placename eo Dinamarquês Comitê da Língua, editor do Dinamarquês Ortográfico Dictionary, que irá manter Århus como o nome principal e tem Aarhus como uma nova segunda opção, entre parênteses.

História

Entrelaçamento projetos knotwork e dragão estilizado placas cume em uma reconstrução de uma igreja primitiva em Moesgaard Museum

O bispado de Aarhus remonta a pelo menos 951, e achados arqueológicos datam de cerca de 1.300 anos para Viking vezes. A cidade em si é, presumivelmente, mais velho do que 770 dC, tornando Aarhus a mais antiga cidade grande na Escandinávia. A posição central favorável da cidade, a Dinamarca lhes é dispensado o comércio a partir de Alemanha , a Países bálticos, a maior península de Jutland e as comunidades sobre as muitas ilhas mais pequenas na sua vizinhança, o que significava que o comércio sempre teve um grande significado para a cidade - um significado que ainda é verdade hoje.

A cidade não expandir para o exterior até o final do século 19, e Aalborg continuou a ser a maior cidade da península, até a década de 1920. O relativamente rápido, embora tarde, o crescimento da cidade pode ser atribuído às tendências gerais de uma população que se deslocam de áreas rurais para áreas urbanas durante a revolução industrial . A industrialização significava que a proximidade com rotas de comércio se tornou mais importante, dando à cidade portuária algumas vantagens em relação a outras cidades próximas como novas indústrias entrou em existência.

Era Viking e antes

fortificada Cidade Viking Aros (Aarhus) 950 dC
fortificada Cidade Viking Aros

Os mais antigos arqueológicos achados em Aarhus são pérolas de vidro, que datam do final do século 7. Metade enterrada malocas, usado tanto como casas e oficinas para os Vikings também foram encontrados. Nas casas e as camadas adjacentes, pentes, jóias e básico multiusos ferramentas arqueológicos foram encontrados que indicam a resolução é de cerca de 900. Digs ano, na primavera de 2005 revelou uma chamada cidade-vala a partir do ano 850, que poderia ter marcado o centro comercial sobre o qual a cidade é construída.

O achado de seis runas e em torno de Aarhus indica a cidade teve algum significado em torno do ano 1000 nobres como só ricos tradicionalmente utilizado. O centro de Aarhus era uma vez um local de enterro pagão até a primeira igreja de Aarhus ', Igreja da Santíssima Trindade, uma estrutura de madeira, foi construída em cima dele durante o reinado de Frode, o rei da Jutlândia, a cerca de 900.

Séculos 17a-18o

A cidade de Aarhus selar a partir de 1421 e 1608.

Durante as guerras do século 17, é provável que a cidade sofreu de uma forma significativa. Fortificações ainda existem sul da cidade como um lembrete dos alemães campanhas imperiais entre 1627 e 1629. Em 1644, a Suécia tributados a cidade duramente e entre 1657 e 1659, foi ocupada por tropas suecas em várias ocasiões.

Apesar destes e outros infortúnios, como a peste e incêndios em toda a cidade, Aarhus ainda era bastante uma cidade significativa na Dinamarca , devido à sua posição geográfica favorável, que foi de significativa importância para negociação. Trade vieram principalmente do interior de Jutland, mas também da Noruega , Lübeck, Amsterdam , Inglaterra, França e Espanha . Em meados do século 18, a frota comercial consistia em cerca de 100 navios.

Século 19

No século 19, a cidade ganhou mais independência do domínio de Copenhaga e Hamburgo . Apesar de ter sido a terceira maior cidade da Jutlândia durante o início do século 19, a sua população ultrapassou Randers em 1840 e em 1850, Aalborg, tornando-se assim a maior cidade da Jutlândia ea segunda maior na Dinamarca.

Prosperidade material da cidade continuou a aumentar à medida que o porto ampliado e da rede ferroviária cresceu. Culturalmente, ele próprio comercializado como o "capital de Jutland" e ampliou muitas das suas instituições culturais como a Biblioteca Nacional, universidades, a Teatro de Aarhus e hospitais.

Geografia

A cidade fica aproximadamente no centro geográfico da Dinamarca sobre a península de Jutland. Florestas alcançar desde o sul até a cidade para dentro de um km (0,6 milhas) do centro da cidade, porque a cidade cresceu em torno da floresta, e algumas áreas florestais são completamente cercado pela cidade, como Riis Skov. A cidade é construída principalmente em torno do porto, que é predominantemente industrial, apesar de uma grande marina de recreio está situado a sul do que como uma extensão.

Vista aérea de Aarhus a partir do norte.

Enquanto alguns dos pontos mais altos na Dinamarca são perto da cidade, a paisagem geral é tipicamente montanhosa, intercaladas com as florestas e prados; a cidade em si é muito montanhoso norte do centro (para os padrões dinamarqueses, isto é, ver Colina mais alta, Dinamarca). O litoral é constituída principalmente de praias de areia, mas as áreas pedregosas não são incomuns. As regiões costeiras imediatas não são densamente povoadas, devido a uma política nacional de manter residências no interior, em vez de aglomeração da costa.

A cidade fica no cruzamento da ferrovia linhas de todas as partes do país. Para o sul a oeste (cerca de 21 km (13 mi), por via férrea) encontra-se uma pitoresca região que contém o Gudenå. Vários lagos maiores estender Oeste do Entroncamento ferroviário e Skanderborg origem a alturas superiores a 152 metros (499 pés) a Himmelbjerget. A ferrovia atravessa esta zona da charneca e floresta para Silkeborg.

Divisões administrativas

Aarhus é dividida em vários bairros e subúrbios com seu próprio código postal (Postdistrikter).

Distritos (bairros) dentro do segundo anel viário da cidade:

  • Aarhus C
  • Aarhus N
  • Aarhus V
  • Aarhus S
  • Åbyhøj
  • Viby
  • Brabrand

Demografia

Mais de 300.000 pessoas vivem dentro dos limites da cidade de Aarhus, enquanto um adicional de 500 mil vivem em torno de área local do Região East Jutland. Aarhus também é uma parte importante da maior East Jutland área metropolitana com 1.200.000 habitantes, o que torna East Jutland a segunda área mais povoada na Dinamarca, após a Copenhaga área.

Da população de Aarhus, 65 mil são menores de 18 anos de idade. Aarhus tem vindo a crescer a um ritmo constante de cerca de 1% ao ano desde 1950, quando a cidade tinha cerca de 150.000 habitantes. Universidade Aarhus estima um aumento de cerca de 20 mil alunos em mais nos próximos seis anos, com preocupações de atendimento mais de uma falta de habitação. Em resposta, o conselho da cidade já iniciou uma ampla gama de projetos de construção para abrigar cerca de 100.000 novos cidadãos antes de 2030, portanto, a população da cidade vai subir para quase 400.000 habitantes.

A população de Aarhus é tanto mais jovem e mais bem educados do que a média nacional. Isso é muitas vezes atribuída à alta concentração de instituições de ensino e instalações na área.

Quase 12% da população são imigrantes, que é elevado para a Dinamarca, mas modesta quando comparada com outras cidades europeias. Os maiores grupos de imigrantes (01 de janeiro de 2008) são palestinos (4644), turcos (4089), somalis (3476), iraquianos (3140), vietnamita (2382), e os iranianos (2199). Estes grupos vivem principalmente nas partes ocidentais de Aarhus, onde a Área Gellerup é famoso por sua alta concentração de imigrantes (88% de 2006). A grande maioria dos imigrantes em Gellerup são árabes , Turks e Somalis. Outros grandes grupos de imigrantes em Aarhus incluem alemães (1573), poloneses (1555), os noruegueses (1050), afegãos (958) e britânicos (763).

Economia

Emma Maersk, na época o maior navio porta-contentores do mundo, em Aarhus Harbour, localização central 5 de Setembro de 2006. Aarhus na Dinamarca facilita o transporte em todo o país e além

O porto é um dos maiores portos industriais Norte da Europa eo maior da Dinamarca. As instalações são muito modernas e lidar com aproximadamente 12 milhões de toneladas de carga (2006) e são, portanto, entre as 100 maiores containerports do mundo. Produtos agrícolas tanto é exportado, enquanto o carvão eo ferro estão entre as principais importações. O porto em si é mantido por Århus Stevedore Kompagni A / S baseado originalmente em Aarhus, mas actualmente a operar vários portos ao redor do mundo.

A região é um importante produtor de produtos agrícolas com muitos grandes fazendas nos bairros periféricos. Bovinos, suínos e grãos são os principais produtos com uma considerável presente indústria de refinamento relacionado. Computação e Tecnologia indústrias pesadas são principalmente focados nas áreas urbanas com uma abundância de pequenas e médias empresas de TI e de serviços que pontilham o centro da cidade.

O Ceres Brewery, parte de Real Unibrew, foi fundada originalmente em Aarhus. Real Unibrew anunciou o fechamento de Ceres em 2008.

Cultura

A Cidade Velha Museu ao Ar Livre; um dos dois museus na área, e quatro na Dinamarca, com ar telas abertas do período de arquitetura. Ver A Cidade Velha, Aarhus

Aarhus é um centro de educação sobre a península de Jutland. Ele atrai estudantes de uma grande área, especialmente das regiões oeste e sul da península. O relativamente grande afluxo de jovens e estudantes cria uma base natural para atividades culturais. Há muitos cafés e restaurantes, bem como discotecas, cinemas, museus, parques de diversões, e vários outros locais de entretenimento. Todos os anos, a cidade hospeda vários festivais e concertos, incluindo Aarhus Festival Internacional de Jazz e Aarhus Festuge o maior festival na Escandinávia. O Vestereng facilidade de parque é também um local para grandes concertos populares de música.

Uma grande atração turística em Aarhus é A Cidade Velha ( Dinamarquês: Den Gamle By), que não é realmente uma parte antiga da cidade em si, mas um conjunto de edifícios históricos dinamarqueses se reuniram de todo o país. A cidade também abriga o Tivoli Friheden parque de diversões, bem como a parque de veados situado na grande floresta pública nas proximidades.

O icônico tarde Era Viking Máscara de pedra encontrados em Aarhus, alojados no Museu Moesgård.

Arquitetonicamente impressionantes atracções incluem o século 13 Catedral, no centro da cidade; Århus Domkirke é a catedral mais alto na Dinamarca, assim como a segunda maior Norte da Europa, sendo apenas 45 cm (18 pol) mais curtos do que suas contrapartes em Trondheim. O Prefeitura de Aarhus é um edifício concebido exclusivamente desenhado pelo renomado arquiteto Arne Jacobsen, localizado no centro da cidade. A prefeitura está incluído no cânon educacional nacional para a cultura como um exemplo de obra arquitetônica importante.

Há muitos museus espalhados pela cidade com ARoS sendo o maior e mais novo que apresenta exibições diárias de arte contemporânea. Outros museus incluem Aarhus Kunstbygning também caracteriza a arte contemporânea na sua maioria, Frihedsmuseet enfocando o movimento de ocupação e resistência durante a Segunda Guerra Mundial e Kvindemuseet apresentando principalmente história e cultura feminista.

Sendo um relativamente grande cidade dinamarquesa, Aarhus recebeu uma parte equitativa dos imigrantes de várias outras culturas e, como tal, é também o lar de um dos poucos guetos na Dinamarca, Gellerup. As culturas internacionais presentes na comunidade são uma parte óbvia e visível da vida cotidiana da cidade e contribuir para muitos sabores culturais incomuns para o Norte, como o árabe temático Bazar Oeste, um mercado com lojistas predominantemente de ascendência estrangeira.

A cidade tem um gay activa e visível e comunidade lésbica que a cidade tenta oficialmente para promover e nutrir. O Aarhus Festuge festival geralmente inclui várias exposições, concertos ou eventos projetados especificamente para essas comunidades. Há vários clubes, discotecas e cafés destinadas a gays e lésbicas: dinamarquês D-lite (esportes), G bar (disco) ou Gaia Vandreklub (clube de caminhadas) são alguns exemplos.

É comum que os folhetos turísticos e políticos locais para se referir à cidade com o slogan tongue-in-cheek "menor cidade grande do mundo", refletindo o fato de que a cidade tem tudo o que uma cidade precisa apesar de não ser uma metrópole como Londres. Outro popular, e talvez mais conhecido, a frase para descrever a cidade é "City of Smiles" - um slogan inventado primeiramente pelo conselho da cidade na década de 1930 como um slogan publicitário, e que, posteriormente, é amplamente utilizado na cultura popular hoje.

Principais pontos turísticos

Skt. Clemens Torv com Catedral de Aarhus em fundo
  • Århus Domkirke, a catedral mais alta e mais longa na Dinamarca.
  • Vor Frue Kirke (Igreja de Nossa Senhora), uma grande igreja.
  • Aarhus Rådhus (Prefeitura de Aarhus), elaborado pela Arne Jacobsen.
  • Aarhus Universitet (Universidade de Aarhus).
  • Statsbiblioteket (biblioteca Estado).
  • Den Gamle By (The Old Town), um museu a céu aberto exibindo os antigos edifícios originais de Aarhus, não só, mas várias outras cidades na Dinamarca.
  • Det Jyske Musikkonservatorium (A Conservatório de música de Jutland).
  • Botanisk Have (Jardim Botânico).
  • Tivoli Friheden, parque de diversões.
  • ARoS Aarhus Kunstmuseum, o principal museu de artes Aarhus.
    Museu de Arte ARoS
  • Aarhus Kunstbygning, um museu de artes.
  • Marselisborg Slot (Palácio de Marselisborg), o retiro de verão da família real dinamarquesa.
  • Aarhus Teater (Teatro de Aarhus), o maior teatro da cidade.
  • Søsterhøj, uma torre de concreto de altura 325 metros com mastro guyed no seu topo
  • Skejby Sygehus, o segundo maior hospital na Dinamarca
  • Atletion, um recinto desportivo combinado
  • Kvindemuseet, o Museu das Mulheres
  • Den Permanente um popular área de praia fechado, proporcionando também vistas de Helgenæs e Samsø em frente Århus Bay.
  • Museu Moesgård, um museu que apresenta muitas relíquias da região, incluindo Gravballemanden.
  • Museu Viking

Esportes

No Marselisborg Parque sul-Aarhus, centro de esportes chamado Atletion está localizado compreende atletismo , o futebol NRGi Park e os esportes internos NRGi Arena. Vários clubes desportivos têm a sua terra natal em Atletion, incluindo AGF Århus, a equipe superliga futebol dinamarquês, e Aarhus GF equipe de handebol, o 1960 European Cup runner-up. Apesar de basquete é um esporte secundário na Dinamarca, Aarhus é considerado o principal hub dinamarquesa do esporte, com a equipe local Bakken Bears ser a equipe de maior sucesso na Dinamarca durante a última década. Há também dois de futebol americano clubes: Aarhus rãs e Tigres Århus. Aarhus também tem uma divisão de hóquei no gelo chamada IK Aarhus.

Aarhus (e especialmente Atletion) serviu ou serve como o anfitrião de muitos eventos desportivos nos últimos anos, incluindo:

  • Andebol Campeonato da Europa Feminino de 2002
  • 2005 Campeonato Europeu Ténis de Mesa
  • Dinamarca Open in badminton
  • UCI Estrada Copa do Mundo Ciclismo feminino
  • 2006 Campeonatos Mundiais de Orientação
  • 2006 Campeonato Mundial de Ginástica Artística
  • Copa do Mundo GF; O maior torneio de handebol do mundo para as mulheres
  • DanceSport IDSF Padrão Mundial 2006

Educação

Universidade de Aarhus.

A cidade é o lar de Universidade de Aarhus, Aarhus School of Business, Technical College Aarhus, A Escola Dinamarquesa de Jornalismo, o Royal Academy of Music, em Aarhus, VIA University College Aarhus School of Architecture, KaosPilots, ea Faculdade de Engenharia de Aarhus e vários outros centros de ensino superior. É possível receber ensino superior em muitas áreas, de engenharia e odontologia para linguagem e teologia.

Até o 1. de janeiro de 2012 Universidade de Aarhus foi a maior universidade da Dinamarca, se medido pela quantidade de estudantes inscrito. A universidade tem cerca de 41.500 Bacharel e Estudantes de mestrado e alistou-se ainda cerca de 1.500 Ph.D. alunos. Universidade de Aarhus é classificada entre as 100 melhores universidades do mundo por vários dos rankings mais influentes e respeitados.

Aarhus City Court

Política

O conselho da cidade é composto por 31 membros eleitos para mandatos de quatro anos. Qualquer pessoa elegível para votar e residente em Município de Aarhus pode ser executado por um assento no conselho da cidade. Depois das eleições ter determinado os membros do conselho da cidade, o conselho elege um prefeito, dois vice-prefeitos e vereadores 5. O actual Prefeito de Aarhus é Jacob Bundsgaard do Social-democratas, que assumiu depois Nicolai Wammen em agosto de 2011. Wammen queria focar a próxima eleição para o Parlamento.

A cidade é dividida em seis órgãos administrativos menores, que juntos constituem o Magistrado liderada pelo prefeito e os vereadores eleitos cinco como diretores políticos e administrativos. Os seis departamentos magistrado da cidade são o "Magistrado do prefeito", "Social e Emprego Magistrado", "Tecnologia e Meio Ambiente Magistrado", "Saúde e Magistrado social", "Cultura e Serviço magistrado" e "Crianças e Jovens magistrado" e lidar com todas as operações do dia-a-dia da cidade.

Aarhus é a sede do Aarhus Municipality. Até o dinamarquês Reforma Municipal de 2007, que substituiu os municípios dinamarqueses com cinco regiões, foi também a sede do Aarhus County, que agora foi dissolvida em favor do novo Região Midtjylland, localizado na sua sede Viborg.

Transporte

Bikes Aarhus City.

Aeroporto de Aarhus está localizado a 40 km (25 milhas) ao norte-leste de Aarhus em Tirstrup, o maior Aeroporto Billund está situado 95 km (59 milhas) ao sul-oeste de Aarhus. Tem havido planos para a construção de um novo aeroporto, maior por um longo tempo, mas até agora, os planos não se concretizaram.

Aarhus é servida por trens urbanos que liga a cidade em si com as cidades vizinhas. A principal estação de Aarhus é Estação Central de Aarhus, que está localizado no centro da cidade. A maioria das linhas de ônibus da cidade atravessar o centro da cidade e passar por tanto Parque Alle ou Banegårdspladsen (lit. Inglês: "Praça da Estação Central") ou ambos. Condado e Inter-autocarros urbanos terminar no Terminal Rodoviário de Aarhus, que está localizado a 900 metros a noroeste da Banegårdspladsen, e em frente ao Hotel Radisson SAS Scandinavia em Margrethepladsen. Os ônibus de longa distância de linie888 conectar Aarhus para outras cidades em Jutland e Zelândia.

A empresa dinamarquesa de ferry Mols-Linien conecta Aarhus com Copenhague (localizado na ilha de Zealand). As balsas mais rápidos do mundo (100 km / h) operar até 10 vezes por dia a partir do porto de Aarhus para a cidade portuária de Sjællands Odde. Os ferries transportar ambos os veículos privados e os ônibus line888. A empresa de ferry baseado alemão Förde Reederei Seetouristik tem sido desde 2011 um concorrente com uma linha de Aarhus para Kalundborg sobre Zelândia, a concorrência com Mols-linien foi alargado no Verão de 2012 em que aditou um ferry rápido na linha.

Aarhus tem um sistema de partilha de bicicletas livre, Aarhus Bycykler (Bikes Aarhus Cidade). As bicicletas estão disponíveis a partir de 1 abril - 30 outubro em 57 estandes em toda a cidade e pode ser obtido pela colocação de uma moeda DKK 20 na ranhura de libertação, assim como caddies em um supermercado. A moeda pode ser recuperada quando a moto é retornado. Bicicletas também pode ser contratado a partir de muitas lojas.

O Aarhus Letbane é uma planejada projeto tram-trem que vai ligar duas linhas ferroviárias com uma nova ligação ferroviária de luz através da cidade.

Cidades irmãs

Aarhus tem sete cidades irmãs. Originalmente, as cidades tinham mais a cooperação nos sectores da escola pública, cultura e bem-estar, mas agora a cooperação é alargada para abranger também os interesses comerciais.

As cidades-irmãs são:

  • Bergen, Noruega (desde 1946)
  • Gotemburgo , Suécia (desde 1946)
  • Turku, Finlândia (desde 1946)
  • Kujalleq, Groenlândia (desde 1962)
  • Harbin, China (desde 1984)
  • St. Petersburg , Rússia (desde 1989)
  • Rostock, Alemanha (desde 2006)

Além das cidades irmãs Aarhus têm uma relação estreita com Novi Sad, na Sérvia .

Pessoas notáveis

Política

  • HC Hansen, o primeiro-ministro
  • Hans Hedtoft, primeiro-ministro
  • Svend Auken, ministro do trabalho, meio ambiente e energia
  • Svend Unmack Larsen, ministro da Justiça (1939-1940), prefeito de Aarhus (1945-1958)
  • Nicolai Wammen, atual ministro dos assuntos europeus, prefeito de Aarhus (2006-2011)

Ciência

  • Ole Barndorff-Nielsen, estatístico
  • Lene Hau, físico
  • Ole Rømer, astrônomo
  • Jens Christian Skou, Prêmio Nobel
  • Bjarne Stroustrup, cientista da computação
  • Worm Ole, médico, estudioso e antiquário

Esportes

  • Peter Graulund, jogador de futebol
  • Martin Jørgensen, jogador de futebol
  • Flemming Povlsen, jogador de futebol
  • Marc Rieper, futebolista
  • Stig Tøfting, jogador de futebol
  • Martin Kampmann, lutador do UFC

Música e cultura

  • Steffen Brandt, cantor e compositor
  • Ida Corr, cantor
  • Tina Dickow, cantor
  • Hatesphere, banda de metal
  • Thomas Helmig, cantor
  • Gitte Haenning, cantora e estrela de cinema
  • Michael Learns to Rock, a banda de rock suave
  • Kaare Norge, guitarrista
  • Jørgen Leth, poeta, diretor, escritor e jornalista
  • Niels Malmros, diretor, roteirista e Médico
  • Renee Simonsen, supermodelo e autor
  • Wayne Siegel, compositor, professor de música eletrônica na Royal Academy of Music
  • John Tchicai, músico de jazz
  • Kurt Westergaard, caricaturista
  • Medina, cantor
  • Liam O'Connor ou LOC, o rapper mais vendido na Dinamarca e fundador da famosa e especial de estilo Aarhus, na Dinamarca hiphop
  • Uffe Elbæk, político e fundador da primeira Kaospilot escola no mundo, que foi fundada em 1991 em Aarhus
  • Sob Byen, uma banda de post-rock
  • Helena Christensen, a supermodelo

Na cultura popular

Na Dinamarca, uma "história de Aarhus" - semelhante a um Molbo história - é uma espécie de depreciativo piada étnica. Tais histórias sobre os cidadãos de Aarhus começou no início do século 20 eo termo continua a ser usada coloquialmente. Por exemplo, uma história popular Aarhus é o seguinte. "Você já ouviu falar sobre o cidadão Aarhus que estava folheando uma lista telefônica e comentou: 'Jensen, Jensen, Jensen, Jensen, Jensen ... Quantos telefones que esse cara tem'"

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Aarhus&oldid=538395829 "