Conteúdo verificado

Therizinosaurus

Assuntos Relacionados: Dinosaurs

Fundo para as escolas Wikipédia

Esta seleção wikipedia foi escolhido por voluntários que ajudam Crianças SOS da Wikipedia para este Seleção Wikipedia para as escolas. Patrocinar uma criança para fazer uma diferença real.

Therizinosaurus
Intervalo temporal: Cretáceo Superior, 70MA
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N
Forelimbs fósseis, Experimentarium, Dinamarca
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Saurischia
Superfamília: Therizinosauroidea
Família: therizinosauridae
Género: Therizinosaurus
Maleev, 1954
Espécie: T. cheloniformis
Nome binomial
Cheloniformis Therizinosaurus
Maleev de 1954

Therizinosaurus (pron .: / θ ɛ ˌ r ɪ z ɨ n ɵ s ɔr ə s /; 'Lagarto foice ", do grego therizo que significa "a colher 'ou' cortar 'e sauros que significa" lagarto ") é um género de grandes terópodes dinossauros . Therizinosaurus compreende a única espécie T. cheloniformis, que viveu no final do Cretáceo Período (tarde Campanian-precoce Estágios Maastrichtian, cerca de 70 milhões de anos atrás), e foi um dos últimos e maiores representantes de seu grupo original, o . Therizinosauria fósseis desta espécie foram descobertos na Mongólia e foram originalmente pensado para pertencer a uma tartaruga réptil -como (daí a espécie nome, T. cheloniformis - "tartaruga-formada"). Sabe-se apenas de alguns ossos, incluindo garras gigantescas de mão, a partir do qual ele recebe o seu nome.

Descrição

Tamanho em comparação com um humano

Embora os restos fósseis de Therizinosaurus estão incompletos, inferências podem ser feitas sobre as suas características físicas com base na relacionado therizinosaurids. Como outros membros da sua família, Therizinosaurus provavelmente teve pequenos crânios em cima de pescoços longos, com andamentos bípedes e pesados, profundos, largos corpos (como evidenciado pela ampla pélvis de outros therizinosaurids). Os membros anteriores podem ter alcançado o comprimento de até 2,5 metros (8 pés) ou mesmo de 3,5 metros em o maior espécime conhecidos. Os membros posteriores terminou em quatro dedos de apoio do peso, ao contrário de outros grupos terópodes, em que o primeiro dedo do pé foi reduzido a um dewclaw. Gregory S. Paulo, em 2010, estimou o tamanho máximo de Therizinosaurus a dez metros de comprimento e cinco toneladas de peso. Eles são os maiores therizinosaurs conhecidos, eo maior conhecido maniraptorans.

A característica mais distintiva de Therizinosaurus foi a presença de gigantesco garras em cada um dos três dígitos de seus frontlimbs. Estes eram comuns entre therizinosaurs mas especialmente grande em Therizinosaurus, e enquanto os maiores exemplares garra são incompletos, eles provavelmente atingiu pouco menos de um metro (3,28 pés) de comprimento. As garras são o mais longo conhecido a partir de qualquer animal. As garras eram relativamente simples, apenas gradualmente afinando em um ponto, e extremamente estreito, de forma transversal achatada.

Os hábitos alimentares de Therizinosaurus são desconhecidas, já que nenhum material crânio jamais foi encontrado que pudesse indicar a sua dieta. No entanto, como outros therizinosaurs, eles provavelmente estavam principalmente herbívoros .

História

Elenco de uma mão

Os primeiros fósseis restos de Therizinosaurus foram descobertos em 1948 por uma joint Soviética -Mongolian fóssil expedição, no Formação Nemegt do sudoeste da Mongólia . A expedição desenterrado vários gigante garras que medidos, incluindo bainhas chifre presumidos, até um metro de comprimento. Estes foram nomeado e descrito pelo paleontólogo russo Evgeny Maleev em 1954, que pensavam que pertencia a um grande mergulho tartaruga -como réptil , 4,5 metros de comprimento, que usou as garras para colher algas. O espécime holótipo, PIN não. 551-483, consistiu das garras. No entanto, ele não foi compreendido que tipo de criatura geral estes pertenciam a até 1970, quando Anatoly Konstantinovich Rozhdestvensky determinou que ele seja um dinossauro terópode e não uma tartaruga. No entanto, o que precisa espécie de dinossauro foi permaneceu uma questão controversa. Alguns reconstruiu com uma cabeça e corpo como um carnosaur e uma garra de matar com o pé como um deinonychosaur.

Elenco de uma garra membro anterior, Australian Museum

Outras expedições desenterrado mais fósseis. O primeiro eram espécimes IGM 100 / 15-17: várias mais conjuntos de garras e partes dos membros anteriores, descrito por Rinchen Barsbold em 1976. Outra descoberta foi espécime IGM 100/45, que consiste em membros posteriores, descrito por Altangerel Perle, em 1982. Posteriormente, encontra no norte da China de espécies relacionadas permitido paleontólogos para montar a estrutura esquelética geral do animal. A descoberta de que estes segnosaurs enigmáticos (incluindo Erlikosaurus e Segnossauro) eram na verdade terópodes ajudou a esclarecer as relações de Therizinosaurus. Várias teorias foram propostas para explicar a ascendência dos "segnosaurids", com alguns cientistas sugerindo que eles eram descendentes dos sauropodomorphs ou até mesmo que eles não eram nem saurischians nem ornithischians - mas novas descobertas, como, bem preservadas Alxassauro em 1993 e Beipiaosaurus em 1996 forneceu detalhes sobre o pássaro-like pelve, pés e crânios de membros primitivos, e ajudou a confirmar que segnosaurids pertenciam ao mesmo grupo de terópodes dinossauros como Therizinosaurus (e, portanto, foram renomeados therizinosaurids), e que foram therizinosaurs, mais especificamente, avançado, herbívoros terópodes maniraptoran.

Filogenia

Therizinossauro foi em 1954 por Maleev atribuído ao Therizinosauridae, visto por ele como uma família da Ásia Central única de tartarugas marinhas, o maior conhecido. Mais tarde, o therizinosauridae foram identificados com a Segnosauridae, o nome anterior ter prioridade. Relações dentro da therizinosauridae são difíceis de determinar, outros therizinosaurids Além de segnossauro e Erlikosaurus sendo o mais cedo Nanshiungosaurus e Nothronychus.

Retirado de " http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Therizinosaurus&oldid=539554820 "