Fundo para as escolas Wikipédia
Arranjar uma seleção Wikipedia para as escolas no mundo em desenvolvimento sem internet foi uma iniciativa da SOS Children. patrocínio SOS Criança é legal!
Millennium: | Segundo milênio |
---|
Séculos: | |
---|
Décadas: | 1100s 1110S 1120S 1130s 1140 1150s 1160s 1170s Década de 1180 1190s |
---|
Categorias: | Nascimentos - Mortes Estabelecimentos - Disestablishments |
---|
Hemisfério Oriental, no início do século 12.
Uma foto preto e branco da Catedral Cuenca século 12 (construído 1182-1270) em Cuenca, Espanha
Como um meio de gravação a passagem do tempo, o século 12 é o período entre 1101 a 1200 de acordo com o Calendário juliano no Era Comum. Na história da cultura europeia, este período é considerado parte da Alta Idade Média e é às vezes chamado de Idade da Cistercienses. Na Dinastia Song China uma invasão por Jurchens provoca um cisma político do norte e sul. O Império Khmer do Camboja floresceu durante este século, enquanto o Fatimids do Egito foram surpreendidos pela Dinastia Ayyubid.
Acontecimentos em curso
O complexo do templo de
Angkor Wat , construído durante o reinado de Suryavarman II no Camboja do Khmer Era.
- China está sob a dinastia Song do Norte . No início do século, Tintas Zhang Zeduan Ao longo do rio Durante o Festival Qingming. Será posteriormente acabar no Museu do Palácio de Pequim.
- No sudeste da Ásia, não há conflito entre o Império Khmer eo Champa. Angkor Wat é construído sob o rei Hindu Suryavarman II. Até o final do século, o budista Jayavarman VII torna-se o governante.
- Japão é na sua Período Heian. O Choju-jinbutsu-giga é feita e atribuída a Toba Sojo. Ele acaba no Kozan-ji, Quioto.
- Na Oceania, a Tu'i Tonga Império expande-se para uma área muito maior.
- Europa sofre o Renascimento do século 12. O alto-forno para a fundição de ferro fundido é importado da China, aparecendo em torno de Lapphyttan, Suécia, tão cedo quanto 1150.
- Alexander Neckam é o primeiro europeu a documentar o marinheiro de compasso, primeiro documentada por Shen Kuo durante o século anterior.
- Humanismo cristão torna-se uma tendência filosófica auto-consciente na Europa. O cristianismo também é introduzido para a Estónia , a Finlândia, e Karelia.
- O primeiro universidades medievais são fundadas. Pierre Abelard ensina.
- Inglês Médio começa a se desenvolver, e alfabetização começa a se espalhar fora da Igreja em toda a Europa. Além disso, os clérigos estão cada vez mais dispostos a assumir papéis seculares. Até o final do século, pelo menos, um terço dos bispos da Inglaterra também atuam como juízes reais em questões seculares.
- O Ars período antiqua na história da música clássica da Europa Ocidental começa.
- O primeiro gravado jogo milagre é realizado em Dunstable, England
- Arquitetura gótica e música Trouvere começar em França.
- Durante o meio século, o Cappella Palatina é construído em Palermo, Sicília, e o Madrid Skylitzes manuscrito ilustra a Sinopse de Histórias por John Skylitzes.
- Fogo e seguro praga se tornar o primeiro disponível em Islândia , e os primeiros surtos documentados de influenza não acontece.
- O estado medieval da Sérvia estado é formado por Stefan Nemanja e depois continuou pela Dinastia Nemanjić. Até ao final do século, tanto o Dinastia Capeto eo Casa de Anjou estão confiando principalmente em mercenários em suas forças armadas. Soldados pagos estão disponíveis durante todo o ano, ao contrário de cavaleiros que esperavam determinados períodos fora para manter seus estilos de vida senhoriais .
- Na Índia, Arquitetura Hoysala atinge um pico.
- No Oriente Médio, o ícone de Theotokos de Vladimir é pintado provavelmente em Constantinopla . Tudo, mas os rostos serão posteriormente retocada, eo ícone irá para o Galeria Tretyakov de Moscovo.
- O Poeta georgiano Shota Rustaveli compõe seu poema épico O Cavaleiro na Pele da Pantera.
- Shahab al-Din Suhrawardi funda a sua "escola de iluminação".
- No norte da África , a kasbah de Marrakesh é construído, incluindo a porta da cidade Bab Agnaou eo Koutoubia mesquita.
- Na África sub-saariana , Kente pano é tecido em primeiro lugar.
Invenções, descobertas e introduções por ano
- Lista de 12 invenções do século
O Liuhe Pagoda de Hangzhou, China, 1165
- 1104 A- Veneza Arsenal de Veneza, Itália, é fundada. Ele empregava cerca de 16.000 pessoas para o produção em massa de barcos a vela em grande linhas de montagem, centenas de anos antes da Revolução Industrial .
- 1106 edifício-acabados de Gelati.
- 1107-O engenheiro chinês Wu Deren combina a mecânica bússola do veículo carruagem sul-apontando com a distância de medição- dispositivo odômetro.
- 1111-A chinês Donglin Academy é fundada.
- 1165 A- Liuhe Pagoda de Hangzhou, na China, é construído.
- 1170-A noção cristã de Purgatório é nascido.
- 1185-Primeiro registro de moinhos de vento.
Os acontecimentos políticos por ano
- 1100: Em 5 de agosto, Henry I é coroado rei da Inglaterra.
- 1100: Em 25 de dezembro, Baldwin de Boulogne é coroado como o primeiro Rei de Jerusalém na Igreja da Natividade em Belém.
- 1101: Em julho, o Tratado de Alton é assinado entre Henry I de Inglaterra e seu irmão mais velho Robert, duque da Normandia em que Robert acorda em reconhecer Henrique como rei da Inglaterra em troca de uma remuneração anual e outras concessões. O acordo terminou temporariamente uma crise na sucessão dos reis anglo-normandas.
- 1101- 1103: David o construtor assume Kakheti e Hereti.
- 1102: Rei Coloman une a Hungria ea Croácia no âmbito do Crown húngaro.
- 1103- 1104: Um conselho da igreja é convocada pelo rei David the Builder em Urbnisi para reorganizar o Igreja Ortodoxa da Geórgia.
- 1104: No Batalha de Ertcukhi, Rei David the Builder derrota um exército de Seljuks.
- 1107- 1111: Sigurd I da Noruega se torna o primeiro rei na Europa para embarcar em uma cruzada para a Terra Santa. Ele lutou em Lisboa, em várias ilhas do Mediterrâneo, e ajudou o Rei de Jerusalém para tomar Sidon dos muçulmanos.
- 1108: Pelo Tratado de Devol , assinado em setembro, Boemundo I de Antioquia tem de apresentar ao Império Bizantino , tornando-se o vassalo Aleixo I.
- 1109: Em 10 de junho, Bertrand de Toulouse capta a Condado de Tripoli.
- 1109: Na Batalha de Nakło, Boleslau III derrota o Wrymouth Pomeranos e restabelece acesso polonês para o mar.
- 1109: Em 24 de agosto, no Batalha de Hundsfeld, Boleslau III Wrymouth derrota Imperador Henry V e pára expansão alemã para o oriente.
- 1111: Em 14 de abril, durante Primeira expedição de Henry V de Roma, ele é coroado imperador do Sacro Império Romano.
- 1113: Paramavishnulok é coroado como Rei Suryavarman II no Camboja . Ele expandiu o Império Khmer e construiu as construções de Angkor Wat durante a primeira metade do século. Ele estabeleceu relações diplomáticas com a China.
- 1115: O exército georgiano ocupa Rustavi na guerra para libertar a Geórgia dos muçulmanos.
- 1116: O exército bizantino derrota os turcos em Philomelion.
- c. 1119: Fundação da Cavaleiros Templários.
- 1120: Em 16 de janeiro, o Conselho de Nablus, um conselho dos senhores eclesiásticas e seculares no Reino Cruzado de Jerusalém, estabelece as primeiras leis escritas para o reino.
- 1120: Em 25 de novembro, William Adelin, o único filho legítimo do rei Henrique I da Inglaterra , se afoga no Branca Navio de Desastres, levando a uma crise de sucessão que levaria a uma redução do Norman monarquia da Inglaterra.
- 1121: Em 12 de agosto, no Batalha de Didgori, a maior vitória militar da Geórgia, o rei David the Builder com 40.000 Georgianos, 15.000 Auxiliares Kipchak, 500 Alan mercenários franceses e 300 cruzados derrota um Seljuk liderada exército coalizão muçulmana de 400.000.
- 1121: Em 25 de dezembro, St. Norbert e 29 companheiros fez seus votos solenes, o início do Ordem Premonstratensian.
- 1122: O Batalha de Beroia resulta no desaparecimento do Pechenegues como uma força independente.
- 1122: Em 23 de setembro, a Concordata de Worms (Pactum Calixtinum) foi elaborado entre o imperador Henry V eo Papa Calixto II trazendo um fim à primeira fase da luta de poder entre o Papado eo Sacro Império Romano.
- 1122: Depois de uma supremacia de 400 anos de árabes , o rei David capturas Builder Tbilisi e declara que a cidade capital da Geórgia .
- 1123: O As forças da dinastia Jurchen Koryo a reconhecer a sua soberania.
- 1124: Em abril ou maio, David I é coroado Rei dos escoceses.
- 1125: Em 11 de junho, no Batalha de Azaz, Crusader estados, liderados pelo Rei Balduíno II de Jerusalém, derrotar o Os turcos seljúcidas.
- 1125: Lotário de Supplinburg, duque de Saxónia, é eleito Sacro Imperador Romano em vez de o herdeiro mais próximo, Frederico da Suábia, começando a grande luta de Guelfos e Ghibelline.
- 1127: A dinastia Song do Norte perde poder sobre o norte da China para o Jurchens da Manchúria.
- 1128: Em 24 de junho, Portugal ganha a independência do Reino de Leão no Batalha de São Mamede; (Reconhecido pela León em 1143).
- 1130- 1180: 50 anos de seca no Sudoeste americano.
- 1130- 1138: cisma papal, Papa Inocêncio II vs. Antipapa Anacleto II.
- 1130: Em 26 de março, Sigurd I da Noruega morre. A era dourada dos 95 anos chega ao fim para a Noruega como guerras civis entre os membros do Raiva linha de Harald Fairhair família para o restante do século.
- 1130: No dia de Natal, Roger II é coroado rei de Sicília, o título real que está sendo dado a ele por Antipapa Anacleto II.
- 1132: A Dinastia Song do Sul estabelece primeiro marinha permanente da China em pé, embora a China teve uma história longa naval anterior. O escritório principal do almirante estava estacionado no porto de Dinghai.
- 1132- 1183: os aumentos marinha chinesa de uns meros 3.000 soldados marinhos para 52.000 soldados marinhos estacionados em 20 esquadrões diferentes. Durante este tempo, centenas de esteira-operado ofício roda de pás são montadas para a marinha, a fim de combater a Dinastia Jin do Jurchen no norte.
- 1135- 1154: A anarquia é um período de guerra civil na Inglaterra.
- 1136: Suger começa a reconstruir o abadia igreja de St Denis norte de Paris, que é considerado como o primeiro grande Edifício de estilo gótico.
- 1137: Em 22 de julho, o futuro rei Luís VII de França casa Eleanor, a duquesa de Aquitaine.
- 1138: Em 11 de outubro, o 1138 terremoto Aleppo assola grande parte do norte da Síria.
- 1139: em abril, o Segundo Concílio de Latrão termina o cisma papal.
- 1139: Em 05 de julho, no Tratado de Mignano, Papa confirma Inocêncio II Roger II como o rei de Sicília, duque de Apulia, eo príncipe de Capua e investe-o com os seus títulos.
- 1139: Em 26 de julho, derrotar o Português do Almorávidas liderados por Ali ibn Yusuf na Batalha de Ourique; Príncipe Afonso Henriques é aclamado Rei de Portugal por seus soldados.
- 1140- 1150: Colapso da Puebloan cultura ancestral em Chaco Canyon
- 1141 - A Tratado de Shaoxing termina os conflitos entre a Dinastia Jin e Dinastia Song do Sul , estabelecendo legalmente as fronteiras dos dois países e forçando a Dinastia Song para renunciar a todas as reivindicações de seus antigos territórios ao norte do rio Huai. O tratado reduz a Song do Sul em um estado de quase-tributário da Dinastia Jin Jurchen.
- 1143: Afonso Henriques é proclamado rei de Portugal pelos cortes.
- 1143 - A Tratado de Zamora reconhece a independência Português do Reino de Leão. Portugal também reconhece a soberania do papa.
- 1144: Em 24 de dezembro, Edessa cai no atabeg Zengi.
- 1145- 1148: A Segunda Cruzada é lançado em resposta à queda da Condado de Edessa.
- 1147: Em 25 de outubro, os quatro meses de duração Cerco de Lisboa traz com sucesso a cidade sob controle Português definitivo, expulsando os senhores árabes.
- 1147: Um novo Berber dinastia, o Almohads, liderada por Emir Abd al-Mu'min, leva o Norte de África a partir do Almorávidas e logo invade o Península Ibérica. Os Almohads começou como um movimento religioso para livrar o Islã de impurezas.
- 1147: O Cruzada contra o Wendish Polabian eslavos (ou " Wends ") no que é hoje a Alemanha do norte e oriental.
- 1150: Ramon Berenguer IV, conde de Barcelona se casa Petronilla, a rainha de Aragão.
- 1151 - A Tratado de Tudilén (ou Tratado de Tudején) é assinado por Afonso VII de Leão e Raymond Berengar IV, conde de Barcelona, reconhecendo as conquistas Aragoneses sul do Júcar e o direito de expandir e anexar o Reino de Múrcia.
- 1153 - O Tratado de Wallingford (Tratado de Winchester, Tratado de Westminster), efetivamente termina a guerra civil provocada por uma disputa entre Empress Matilda e seu primo Stephen King de Inglaterra sobre a coroa Inglês, em que Stephen reconhece de Matilda filho Henrique de Anjou como seu herdeiro.
- 1153 - O primeiro Tratado de Constance é assinado entre Imperador Frederico I e Papa Eugênio III, pelos termos do qual, o imperador é para evitar qualquer ação por Manuel I Comnenus para restabelecer o Império Bizantino em solo italiano e para ajudar o Papa contra os seus inimigos em revolta em Roma.
- 1154: o marroquino -born muçulmano geógrafo Muhammad al-Idrisi publica sua geografia.
- 1154: Em 19 de dezembro, Henry II é coroado rei da Inglaterra na Abadia de Westminster.
- 1155: Papa Adriano IV concede soberania da Irlanda para Henry II da Inglaterra no touro Laudabiliter.
- 1156 - Em 18 de junho, o Tratado de Benevento é celebrado pelo Papa Adrian IV eo Norman Reino da Sicília. Depois de anos de relações turbulentas, os papas finalmente estabeleceu-se a uma paz com os reis Hauteville. A realeza de William I é reconhecido durante toda a Sicília, Puglia, Calábria, Campânia e, assim como Capua. A homenagem ao papa de 600 schifati acordado entre Roger II em 1139 em Mignano foi afirmada e outros 400 schifati foi adicionado para as novas terras.
- 1158 - A Tratado de Sahagún termina um estado de guerra entre Castela e Leão.
- 1161: a dinastia Song marinha chinesa, empregando pólvora bombas lançado a partir de trabucos, derrota o enorme marinha Dinastia Jin no Mar da China Oriental no Batalha de Tangdao e no Rio Yangtze na Batalha de Caishi.
- 1161: Kilij Arslan II, sultão de Rum, faz a paz com o Império Bizantino, reconhecendo a primazia do imperador.
- 1161: No cerco de Ani, da Geórgia tropas assumir o controle da cidade, apenas para tê-lo vendido pela segunda vez ao Shaddadids, uma dinastia curda.
- 1162: Genghis Khan , o fundador do Império Mongol , nasce como Temujin.
- 1163: O Lei de Sucessão norueguês produz efeitos.
- 1168: Rei Valdemar I da Dinamarca vence Arkona na ilha de Rügen, a fortaleza pagã mais forte e templo em Norte da Europa.
- 1169: Em 01 de maio, a Invasão normanda da Irlanda começa. Richard fitzGilbert de Clare ('Strongbow') faz uma aliança com o chefe irlandês exilado, Dermot MacMurrough, para ajudá-lo a recuperar seu reino de Leinster.
- 1170 - A Tratado de Sahagún é assinado por Alfonso VIII de Castela e Alfonso II de Aragão. Com base nos termos do acordo, Alfonso VIII concorda em dar Alfonso II três reféns a fim de ser usado como pagamentos de tributos devidos por Ibn Mardanis de Valencia e Murcia.
- 1170: Em 29 de dezembro, Thomas Becket é assassinado.
- 1171: Saladino depõe a última Califa fatímida Al-'Āḍid, iniciando a Dinastia Ayyubid.
- 1171: Em 11 de novembro, Henry II de Inglaterra terras na Irlanda para fazer valer sua reivindicação como Senhor da Irlanda.
- 1174: Em 12 de julho, William I da Escócia é capturado pelo Inglês no Batalha de Alnwick. Ele aceita o senhorio feudal da coroa Inglês e faz fidelidade cerimonial em York.
- 1175: Hōnen Shonin (Genkū) funda a Jōdo shū seita (Terra Pura) do budismo.
- 1175 - A Tratado de Windsor é assinado pelo rei Henrique II da Inglaterra e do Grande Rei da Irlanda, Ruaidrí Ua Conchobair.
- 1176: Em 29 de maio, As forças de Frederick Barbarossa foram derrotados na Batalha de Legnano pelo Lombard League que resultou no reconhecimento do imperador da soberania do papa sobre os Estados Pontifícios e Alexander reconhecendo soberania do imperador da Igreja imperial.
- 1176: Em 17 de setembro, The Batalha de Myriokephalon (Myriocephalum; turco: Miryakefalon Savasi) é travada entre o Império Bizantino eo Seljuk Turks em Frígia. Era uma inversão grave para as forças bizantinas e era para ser o final, sem êxito, o esforço pelos bizantinos para recuperar o interior Anatolia dos turcos seljúcidas.
- 1177 - A Tratado de paz ou de Veneza é assinado pelo papado e seus aliados e Frederico I, Sacro Imperador Romano. A Norman Reino da Sicília participa igualmente nas negociações e, assim, o tratado determina o curso político de toda a Itália para os próximos vários anos.
- 1178: escritor chinês Zhou Qufei, um Guangzhou funcionário da alfândega, escreve de uma ilha distante para o oeste no Oceano Índico (possivelmente Madagascar ), a partir de onde as pessoas com pele "tão negro como laca" e com cabelos crespos foram capturados e comprados como escravos por Árabe comerciantes.
- 1179 - A Tratado de Cazola (Cazorla) é assinado por Alfonso II de Aragão e Alfonso VIII de Castela, dividindo Andaluzia em zonas separadas de conquista para os dois reinos, de modo que o trabalho da Reconquista não seriam frustrados por internecine rixas.
- 1180- 1185: a Guerra Genpei, no Japão.
- 1182: revolta do povo de Constantinopla contra os latinos, a quem eles massacre, proclamando Andrônico I Comnenus co-imperador.
- 1183: Em 25 de janeiro, a final Paz de Constance entre Frederico Barbarossa, o papa, e as cidades Lombard é assinada, confirmando a Paz de Veneza de 1177.
- 1183: Em 24 de setembro, Andrônico I Comnenus tem seu sobrinho Alexius II Comnenus estrangulada.
- 1184: Em 24 de março, Rainha Tamar, Rei da Geórgia, acede ao trono como o único governante depois de reinar com seu pai, George III, por seis anos.
- 1185: Andronicus I Comneno é deposto e, em 12 de Setembro, executado como um resultado do Norman massacre dos gregos de Tessalónica.
- 1185: A escola da catedral (Katedralskolan) em Lund, na Suécia, é fundada. A escola é a mais antiga no norte da Europa, e uma das mais antigas da Europa.
- 1185: A partir de este ano a Kamakura shogunate priva o imperador do Japão do poder político.
Hemisfério Oriental no final do século 12
- 1186: Em 27 de janeiro, o futuro imperador Henrique VI casa Constança da Sicília, a herdeira do trono siciliano.
- 1187: Em 4 de julho, no Batalha de Hattin, Saladino derrota o rei de Jerusalém .
- 1187: Em agosto, o sueco centro real e comercial Sigtuna é atacada por invasores Báltico-finlandesa de Couronia e Estónia.
- 1189: Em 03 de setembro, Richard é coroado rei da Inglaterra em Westminster.
- 1189- 1192: O Terceira Cruzada é uma tentativa pelos líderes europeus para reconquistar o Terra Santa a partir de Saladino .
- 1190: Em 10 de junho, o imperador Frederico Barbarossa afoga no rio Salef, deixando o exército cruzado sob o comando dos rivais Filipe II de França e Richard I de Inglaterra , que levou à dissolução do exército.
- 1191: Em 7 de setembro, Saladino é derrotado por Richard I de Inglaterra no Batalha de Arsuf.
- 1192: Em abril, Conrad de Montferrat é eleito Rei de Jerusalém como Conrad I, em seguida, assassinado poucos dias depois (28 de abril), antes da coroação, por dois Hashshashin.
- 1192: No Batalha de Jaffa, o rei Ricardo Coração de Leão derrota Saladino .
- 1192 - Em junho, o Tratado de Ramla é assinado por Saladino e Ricardo Coração de Leão. Sob os termos do acordo, a Jerusalém permaneceria sob controle muçulmano. No entanto, a cidade estaria aberto a peregrinações cristãs. O Reino Latina é reduzida a uma faixa costeira geopolítica que se estendeu de Tiro para Jaffa.
- 1192: Minamoto Yoritomo é nomeado Sei-i Taishōgun, "bárbaro subjugando-grande general, o Shogun para breve, o primeiro ditador militar para suportar este título.
- 1193: Nalanda, o grande indiano budista centro educacional, é destruída.
- 1193: Prithvi Raj Chauhan, o primeiro império muçulmano é estabelecida na Índia por Mohammad Ghori ao derrotar Prithviraj Chauhan
- 1193: o comerciante primeiro conhecido aliança .
- 1195: Em 16 de junho, a luta de Shamqori. georgianas forças aniquilar o exército de Abu Baqar.
- 1198: Os irmãos do hospital Crusader no Acre são elevados a uma ordem militar de cavaleiros, os Cavaleiros Teutônicos, formalmente conhecida como a Ordem dos Cavaleiros do Hospital de Santa Maria dos teutões em Jerusalém.
- 1199: Papa Inocêncio III escreve para Kaloyan, convidando-o a unir-se a Igreja búlgara com a Igreja Católica Romana .
Pessoas significativas
Iluminação do
Liber Scivias exibição Hildegard von Bingen que recebe uma visão e ditando a seu escriba e secretário
- Adrian IV, papa
- Aelred, Santo, Inglês monge e escritor espiritual
- Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal
- Alan IV, duque de Brittany
- Albert de Jerusalém, Santo, Patriarca Latino de Jerusalém
- Albert de Louvain, Santo, Bispo de Liège
- Allama Prabhu, místico indiano e um importante Vachana Poeta.
- Alexander I da Escócia, rei
- Alexius I Comnenus, imperador
- Alexius II Comnenus, imperador
- Alexius III Angelus, imperador
- Alfonso II de Aragão, rei
- Afonso VI de Castela, rei
- Afonso VII de Castela, rei
- Alfonso VIII de Castela, rei
- Amadeus de Lausanne, o Beato, Bispo de Lausanne
- Andrei I Bogolyubsky, Prince of Suzdal
- Andrônico I Comnenus, imperador
- Anselmo, Santo, abade de Bec e Arcebispo de Canterbury
- Anthelm, Santo, abade do Grande Chartreuse
- Artemis Felicaan, mysticist e matemático considerado culpado de traição durante Christian Ministério em Constantinopla.
- Arthur I, duque de Brittany
- Averroes Ibn Rushd, polímata Islâmica Espanhol
- Balduíno IV de Jerusalém, o rei
- Béla II da Hungria
- Béla III da Hungria
- Bernard, Santo, Abade de Clairvaux, pregador e reformador
- Bertha, Duquesa da Bretanha
- Berthold, Santo, encontrado da Ordem Carmelita
- Bhaskara II, matemático e astrônomo indiano
- Bohemund I de Antioch, príncipe
- Boleslau III Wrymouth, rei da Polônia
- Boleslav IV do Curly, alta duque da Polônia
- De Bruno de Segni, Santo, bispo
- Calixto II, papa
- Canuto V da Dinamarca, rei
- Canuto VI da Dinamarca, rei
- Chakhrukhadze, Georgian poeta
- Christina de Markyate, Prioresa de St. Albans Abbey
- Coloman I, rei da Hungria
- Conan IV, duque de Brittany, o Jovem
- Conrad I de Montferrat, o rei eleito de Jerusalém
- Constança, Duquesa da Bretanha
- David I da Escócia, rei
- David the Builder, King of Georgia
- David V da Geórgia
- David Soslani, marido da rainha Tamar
- Demetre I, rei da Geórgia
- Domingos de Guzmán, Santo, fundador da Ordem dos Pregadores
- Edgar da Escócia, rei
- Edmund de Abingdon, Santo, teólogo, arcebispo de Canterbury
- Eleanor de Aquitânia, rainha consorte da França e, posteriormente, do Reino da Inglaterra
- Emeric I da Hungria, rei
- Engelbert II de Berg, Santo, Arcebispo de Colónia
- Eric I da Dinamarca, rei
- Eric II da Dinamarca, rei
- Eric III da Dinamarca, rei
- Eric IX da Suécia, Santo, rei
- Erik Gnupsson, Bispo de Greenland
- Eugene III, abençoado, papa
- Eustathios de Thessalonike, Santo, arcebispo de Thessaloniki e escritor
- Eystein I da Noruega, rei
- Eystein II da Noruega, rei
- Eysteinn Erlendsson, Santo, Bispo de Nidaros
- Félix de Valois, Santo, co-fundador da Ordem da Santíssima Trindade para o resgate de cativos
- Francisco de Assis , Santo, fundador da Ordem dos Frades Menores
- Frederico Barbarossa, imperador do Sacro Império Romano
- Galdino della Sala, Santo, Arcebispo de Milão
- Gelásio II, papa
- Genghis Khan , Grande Khan do Império Mongol
- Geoffrey II, duque de Brittany
- Geoffrey V, Conde de Anjou e Duque da Normandia
- George III, rei da Geórgia
- Geza II, rei da Hungria
- Gilbert de Sempringham, Santo, fundador da Gilbertines.
- Haakon da Noruega II o de ombros largos, rei
- Harald da Noruega IV, rei
- Henry (Bispo de Uppsala), São
- Henry, conde de Portugal
- Henry I de Inglaterra , rei e Duque da Normandia
- Henrique II da Inglaterra , rei e Duque da Normandia
- Henry IV da Alemanha, rei e imperador
- Henry V da Alemanha, rei e imperador
- Henry VI da Alemanha, rei e imperador
- Hildegard de Bingen, Santo, polímata e primeiro compositor musical ocidental conhecido por nome
- Hōnen Shonin (Genkū), fundador religioso
- Honório II, papa
- Hugh II, duque de Borgonha
- Hugh III, duque de Borgonha
- Hugo de Grenoble, Santo, bispo
- Hugo de Lincoln, Santo, bispo
- Huizong, Imperador da China
- Humbert III, conde de Sabóia, Bendito
- Ida de Boulogne, Santo, condessa
- Inge I da Noruega Corcunda, rei
- Inocêncio II, papa
- Inocêncio III, papa
- Isaac II Angelus, imperador
- Ivan Asen I da Bulgária, rei
- Ivo de Chartres, Santo, bispo
- Jayavarman VII, Khmer imperador
- John II Comnenos, imperador
- João da Inglaterra , rei e Duque da Normandia
- João da Mata, Santo, co-fundador da Ordem da Santíssima Trindade para o resgate de cativos
- Kaloyan da Bulgária, rei
- Lawrence O'Toole, Santo, Arcebispo de Dublin
- Leopold III, Margrave da Áustria, São
- Lin Tinggui, pintor chinês de budistas temas
- Louis VI de França, rei
- Luís VII de França, rei
- Lucius II, papa
- Magnus Erlendsson, Conde de Orkney, São
- Magnus III da Noruega, rei
- Magnus IV da Noruega, o Cego, rei
- Magnus V da Noruega, rei
- Maimônides, filósofo judeu
- Malachy O'More, Santo, Arcebispo de Armagh
- Malcolm IV da Escócia, rei
- Manuel I Comnenus , imperador
- Matilda da Toscana, condessa
- Mechtildis, Santo, abadessa
- Minamoto no Yoritomo, Shogun of Japan, fundador do Kamakura shogunate
- Muhammad de Ghor, Afeganistão governante
- Nerses de Lambron, Santo, Arcebispo de Tarso, teólogo
- Niels da Dinamarca, rei
- Norbert de Xanten, Santo, fundador da Premonstratensian Ordem dos Cônegos Regulares, Arcebispo de Magdeburg
- Odo I, duque de Borgonha
- Odo II, Duque de Borgonha
- Odo III, duque de Borgonha
- Odo de Cambrai, Santo, bispo, teólogo
- Olaf Magnusson da Noruega, rei
- Olegarius, Santo, arcebispo de Tarragona
- Omar Khayyam, persa poeta e astrônomo
- Opizars, Beshqen e Beqa, comemorou georgianas -smiths do ouro.
- Otto de Bamberg, Santo, bispo, chanceler do Império Romano-Germânico
- Pascoal II, papa
- Pedro Abelardo, filósofo
- Peter Nolasco, Santo, co-fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês
- Pedro, bispo de Poitiers, São
- Peter IV da Bulgária, rei
- Filipe I de França, rei
- Filipe II de França, Augustus, rei
- Prithviraj Chauhan, rei de Ajmer na Índia
- Raimundo de Fitero, Santo, fundador da Ordem de Calatrava
- Raymond de Peñafort, Santo, canonista
- Richard I de Inglaterra , rei e Duque da Normandia
- Richard de Chichester, Santo, bispo
- Richard de São Victor, teólogo
- Robert Curthose, Duque da Normandia
- Robert de Bethune, Bispo de Hereford
- Rogério II da Sicília, rei
- Saladino , governante do Egito e Síria
- Sancho I de Portugal, rei
- Sava, Santo, organizador e libertador dos Igreja Ortodoxa da Sérvia
- Shao Yong, poeta chinês, historiador e filósofo
- Sigurd I da Noruega, rei
- Sigurd II da Noruega, rei
- Stefan Nemanja, governante da Sérvia
- Stefan Nemanjić, rei da Sérvia
- Stephen II, rei da Hungria
- Stephen Harding, Santo, abade, co-fundador da Ordem de Cister
- Stephen da Inglaterra , rei e Duque da Normandia
- Suger, abade de St.-Denis
- Suryavarman II, Khmer imperador
- Sverker I da Suécia, rei
- Sverre da Noruega, rei
- Sweyn III da Dinamarca
- Tamar da Geórgia, rainha
- Thomas Becket , Santo, arcebispo de Canterbury e Chanceler da Inglaterra
- Valdemar I da Dinamarca, o Grande, rei
- Vladimir Monomakh II, príncipe de Kiev
- Vladislav I Herman da Polónia, rei
- William I da Escócia, o leão, rei
- William I da Sicília, rei
- William Marshal, primeiro conde de Pembroke, cavaleiro e estadista
- William de Malmesbury, historiador Inglês
- Yue Fei, general chinês
- Yusuf ibn Tashfin, régua Almoravid do Norte de África e Espanha
- Zhang Zeduan, pintor chinês
- Zhou Jichang, pintor chinês
- Zhu Xi, Filósofo chinês neoconfucionista
- Zhu Yu, autor marítima chinesa
Na cultura popular
- Uma cena em 2008 Tamil filme Dasavathaaram mostra os eventos fictícios de tensões religiosas entre o Shaivists eo Vaishnavites no Chola Unido (atual Tamil Nadu, Índia).
Décadas e anos
Décadas e anos |
---|
| Século 12 Século 10 ← século 11 ← ↔ → século 13 → século 14 1090s | 1090 | 1091 | 1092 | 1093 | 1094 | 1095 | 1096 | 1097 | 1098 | 1099 | 1100-1109 | 1100 | 1101 | 1102 | 1103 | 1104 | 1105 | 1106 | 1107 | 1108 | 1109 | 1110S | 1110 | 1111 | 1112 | 1113 | 1114 | 1115 | 1116 | 1117 | 1118 | 1119 | 1120S | 1120 | 1121 | 1122 | 1123 | 1124 | 1125 | 1126 | 1127 | 1128 | 1129 | 1130s | 1130 |
1131 | 1132 | 1133 | 1134 | 1135 | 1136 | 1137 | 1138 | 1139 | 1140 | 1140 | 1141 | 1142 | 1143 | 1144 | 1145 | 1146 | 1147 | 1148 | 1149 | 1150s | 1150 | 1151 | 1152 | 1153 | 1154 | 1155 | 1156 | 1157 | 1158 | 1159 | 1160s | 1160 | 1161 | 1162 | 1163 | 1164 | 1165 | 1166 | 1167 | 1168 | 1169 | 1170s | 1170 | 1171 | 1172 | 1173 | 1174 | 1175 | 1176 | 1177 | 1178 | 1179 | Década de 1180 | 1180 | 1181 | 1182 | 1183 | 1184 | 1185 | 1186 | 1187 | 1188 | 1189 | 1190s | 1190 | 1191 | 1192 | 1193 | 1194 | 1195 | 1196 | 1197 | 1198 | 1199 | 1200-1209 | 1200 | 1201 | 1202 | 1203 | 1204 | 1205 | 1206 | 1207 | 1208 | 1209 |
|
|
Séculos e milênios |
---|
| Milênio | Século |
---|
BC (AEC) |
---|
Quarto | 40 | 39 | 38 | 37 | 36 | 35 | 34 | 33 | 32 | 31 | 3 | 30 | 29 | 28 | 27 | 26 | 25 | 24 | 23 | 22 | 21 | 2 | 20 | 19 | 18 | 17th | 16 | 15 | 14 | 13 | 12th | 11 | 1º | 10 | 9 | 8 | 7ª | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1º | AD (CE) |
---|
1º | 1º | 2 | 3 | Quarto | 5 | 6 | 7o | 8 | 9 | 10 | 2 | 11 | 12th | 13 | 14 | 15 | 16 | 17th | 18 | 19 | 20 | 3 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
|
|